SAIBA COMO PLANEJAR SUA CARREIRA NO SERVIÇO PÚBLICO – SUCESSO NA CARREIRA PÚBLICA EP3 (FOLHA DIRIGIDA) – 05/09/2018

A aprovação em um concurso é, sem dúvidas, motivo de orgulho e precisa ser comemorado. No entanto, acomodar-se e não pensar em progredir profissionalmente são erros que um servidor não pode cometer. É recomendável àquele que ingressou no serviço público que faça um planejamento de sua carreira, para poder ascender a um cargo de chefia ou de comissão, podendo usufruir de incrementos salariais.

E no programa Sucesso na Carreira Pública desta semana, o professor Alexandre Prado orientará você, servidor, a desenvolver a sua trajetória profissional, para sentir-se realizado na Administração Pública. Segundo o especialista, o primeiro passo para um planejamento eficaz de carreira deve seguir algumas premissas.

“É preciso que o servidor se conheça, que ele saiba o que ama fazer e o que não gosta de fazer e quais são seus pontos forte e fracos. Esse autoconhecimento o ajudará a dar um direcionamento em sua carreira, pois ele poderá planejar-se conhecendo melhor seu perfil. Além disso, é fundamental maximizar seus conhecimentos, desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais, bem como sua inteligência emocional”, disse.

Alexandre Prado destaca ainda que é importante o servidor fazer uma análise de sua competitividade, ou seja, como ele diferencia-se positiva e negativamente dos demais colegas de trabalho. Isso feito, segundo o especialista, é preciso colocar efetivamente o planejamento de carreira em prática.

“Não adianta elaborar um plano de carreira lindo e mirabolante, feito em uma grande planilha, imprimir e deixá-lo guardado dentro de uma gaveta. Coloque-o em prática, saia da inércia. Em seguida, gerencie os seus progressos, fazendo as correções devidas caso perceba que está saindo de sua rota”, orientou o especialista em carreiras.

Assista abaixo ao 3º episódio do programa Sucesso na Carreira Pública e obtenha muito mais dicas para planejar sua trajetória profissional no serviço público.

 

Compartilhe: Comente

Faça um Comentário

Voltar