Coaching para Sucessões

 

Oportunidades cada vez melhores podem resultar de maior foco em momentos de transição, ocasiões em que as corporações estejam vivenciando uma mudança importante e, portanto, abertas a novas ideias e dispostas a tentar novas estratégias comportamentais. Um momento de transição significativo ocorre quando um indivíduo assume um novo papel na organização. Significativo para o indivíduo e para a organização!

 

Novos papéis com frequência trazem empolgação, entusiasmo, energia e abertura para tentar novas ideias. Talvez o momento de transição mais visível dentro de uma organização ocorra quando um novo CEO é nomeado. O novo CEO se depara com uma série de desafios singulares e paradoxais: honrar o passado e criar o futuro, estabelecer agenda a ser seguida pelos outros, administrar o papel tanto institucional como simbólico de chefe da organização, lidar com desafios individuais e pessoais da liderança.

 

Por outro lado, em termos de empresas familiares, ninguém dá mais importância ao seu negócio do que seu fundador. No Brasil, o número de empresas familiares chega a aproximadamente 75%. E sabe quais são os principais fatores de mortalidade destas empresas?

 

  • O ciclo de vida das empresas familiares com a transferência da empresa por gerações;
  • Os diferentes objetivos e necessidades de cada geração;
  • A falta dos ingredientes na dosagem correta para uma boa sucessão

 

Há, ainda, que se considerar que, segundo pesquisas recentes no Brasil e no Mundo, mais de 70% das empresas não possuem um plano formal para desenvolvimento de sucessores, em qualquer nível.

 

Estes são alguns dos contextos onde é eficaz e útil o Coaching para Sucessões.

O que é

O Coaching para Sucessões é um processo com foco nas fases de sucessão de gerações, cargos de confiança e estratégicos, isto é, um processo focado no suporte a uma sucessão para esta ocorrer com extremo sucesso!

 

O Coaching para Sucessões foca na particularidade deste momento preparando o novo líder e a organização para um desafio mais amplo.

Objetivos

Estes são alguns dos principais objetivos do Coaching para Sucessões:

 

  • Preparar a sucessão de gerações e cargos de confiança ou estratégicos;
  • Identificar Valores, Missão, Visão, necessidades e requisitos do negócio, e as habilidades e competências  do executivo a ser sucedido, de forma a proporcionar ao novo executivo – o sucessor – elementos objetivos para que se prepare adequadamente e atenda aos anseios da empresa; e,
  • Mapear e definir os novos desafios com as quais o sucessor irá se deparar e dotá-lo de competências comportamentais necessárias para lidar com cada circunstância identificada.

Benefícios

Estes são alguns dos benefícios que podem ser alcançados através do Coaching para Sucessões:

  • Realizar um processo de sucessão vitorioso e sem percalços;
  • Alinhamento e congruência das expectativas de sucessor, sucedido e corporação;
  • Auxiliar as corporações na retenção de talentos e a planejar a curto, médio e longo prazos, seus processos sucessórios; e,
  • Preparação de um plano de sucessão adequado, contendo todas as competências importantes para o sucesso do processo.

Público-alvo

Organizações que planejam passar por processo de sucessão de gerações, cargos de confiança ou estratégicos.


 

“Transição bem sucedida é o último ato de um grande líder.”

Peter Drucker

Compartilhe:

“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância.”

Derek Bok

Voltar