EM BUSCA DO MENOR VALOR – REVISTA VOCÊ S/A – ABRIL/2017

Conheça sites e aplicativos gratuitos que comparam o preço de produtos e serviços e ajudam a economizar em diversos itens do dia a dia.

Leia abaixo a íntegra do artigo publicado na revista Você S/A, em abril de 2017, e que contou com a colaboração do coach e especialista em economia e finanças, Alexandre Prado, onde são citados diversos aplicativos e sites muito úteis para garantir os melhores preços nas compras.

Quer saber mais?

Leia abaixo o conteúdo preparado pelo Prof. Alexandre Prado para você!

1) Esse hábito de comparar preços se tornou mais frequente com a internet. Para você, qual a importância de realizar esse tipo de pesquisa para o consumidor?

Ao realizar uma pesquisa de preços, o consumidor pode garantir que estará comprando um produto ou serviço dentro de parâmetros médios do mercado, além de estar adequado à sua própria capacidade de pagamento. Assim, dependendo da abrangência na pesquisa, poderá descartar os preços oferecidos que estejam muito acima do mercado e, da mesma forma, poderá saber qual fornecedor está oferecendo os melhores preços e condições de pagamento. Em pesquisas periódicas é possível identificar promoções que ainda oferecem preços ainda mais vantajosos.

2) Como esse recurso pode ajudar em períodos de crise?

Em épocas de crise, os recursos financeiros ficam mais escassos. Assim, quão mais criterioso for o consumidor, mais seu dinheiro renderá. Fazendo uma boa pesquisa de preços, é possível observar que um mesmo produto ou serviço tem preços que variam em 100% e até mais. E isso vale para qualquer tipo de produto ou serviço! Uma boa comparação de preços pode significar alongar a capacidade de compra de um consumidor.

3) Há uma economia significante caso o consumidor sempre use essa tática nas compras? (Ex.: se ele fizer isso todo mês, consegue ter mais dinheiro para aplicar na poupança, ganha mais poder de compra, etc.)

Seguramente que ter o hábito de pesquisas preços garante economia ao consumidor. Habitualmente comparar preços de itens que mais consuma, por exemplo, pode fazer com que boas aquisições sejam realizadas, pagando menos ou em melhores condições. No final de um ano, os recursos porventura economizados poderão ser direcionados para aplicações financeiras e investimentos.

4) Você indica alguma ferramenta (aplicativo ou site) para realizar comparação de preço de produtos?

Há várias maneiras de realizar pesquisas eficazes, mas isso depende de qual tipo de produto ou serviço se deseja. Há sites especializados em cotações de passagens aéreas, hotéis, produtos de informática, produtos em geral. Há diversas boas opções e o consumidor deve adotar aquele mais adequado à sua necessidade.

5) Que outra dicas são importantes para quem usa ferramentas para comparar preço na internet?

  • Importante atentar para o melhor preço final. Isso significa dizer que nem sempre o menor preço será o melhor preço final. Por vezes, o produto ou serviço apresenta o menor preço individual, mas a este deverá ser incluído o custo com frete e/ou embalagem, o que encarecerá o preço final.
  • Também é válido checar as condições de pagamento pois, algumas vezes, enquanto um fornecedor oferece um produto a um determinado preço pagando à vista, o concorrente oferece o mesmo produto, ao mesmo preço, mas com a possibilidade de parcelar em algumas vezes.
  • Também deve-se atentar para a possibilidade de pagamento à vista ou através de boleto bancário, modalidades para as quais, usualmente, os fornecedores oferecem descontos sobre o preço normal.
Compartilhe: Comente

Faça um Comentário

Voltar