O capital humano define o nível de sucesso das empresas, por isso é fundamental identificar o talento certo no mercado bem como conhecer, desenvolver e movimentar os talentos existentes. Neste contexto, a utilização de um assessment é uma ferramenta crucial para as decisões estratégicas e operacionais relativas às pessoas que fazem das nossas empresas o que elas são, sendo também crucial para a competitividade a curto e longo prazo.
Em nível estratégico, as empresas de excelência procuram gerir os seus pipelines de liderança para identificar os futuros líderes e prepará-los para os desafios de amanhã. Um assessment pode apoiar estes processos em três níveis: na identificação dos requisitos de sucesso para funções de liderança; no conhecimento detalhado do perfil e do potencial de competências dos recursos humanos e no desenho de programas de desenvolvimento.
Em nível operacional, as organizações de sucesso procuram selecionar, interna e externamente, as pessoas com mais potencial para cada função e apoiá-las na melhoria contínua do seu desempenho. Os assessments, neste contexto, permitem minimizar os erros do recrutamento e os potenciais custos associados, promovendo também a aprendizagem contínua e valorização do capital humano. Adicionalmente, o assessment fornece informação objetiva e comparável quando é necessário tomar decisões desafiantes, como por exemplo, ao nível de reestruturações.
Enquanto ferramenta em si, o valor dos assessments depende da sua correta utilização e interpretação, mas, mais do que isso, para que o assessment alcance plenamente o potencial que tem para alcançar, o fator verdadeiramente diferenciador é uma comunicação transparente, clara e honesta com os colaboradores atuais e potenciais no âmbito da sua utilização.
A Núcleo Expansão possui certificação e utiliza três assessments aplicáveis em contextos distintos, dependendo do objetivo a ser alcançado:
A Formação PEAKS conta com o selo de acreditação da ICF Global (International Coach Federation), como CCE (Continuing Coach Education), como mais uma prova da seriedade e relevância desta ferramenta no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de indivíduos e organizações.
O PEAKS baseia-se no sistema psicométrico mais amplamente reconhecido por ser:
1. Confiável: Alto grau de confiabilidade em relação aos demais inventários de personalidade disponíveis.
2. Aceitável: Altíssima aceitação dos resultados auferidos segundo as pessoas testadas.
3. Respeitado: Amplamente respeitado modelo de análise de personalidade na comunidade de pesquisa.
4. Compatível: serve como um roteiro para as principais teorias da personalidade.
5. Válido: validade preditiva estabelecida através de uma variedade de empregos.
6. Descomplicado: Nenhuma teoria ou tecnicismos para interpretar, só um vocabulário simples sobre as diferenças individuais.
7. Ótima relação custo x benefício: Os custos administrativos são baixos, projetado para ser usado amplamente.
8. Adaptável: Capaz de atender às diferentes necessidades individuais e organizacionais
Dentre outras, as empresas que já utilizaram ou utilizam o PEAKS em seus processos temos: Acergy, Alltech, AMIL, Atlantica Hotels, Balaroti, Behringer, Boticario, CELEPAR, CORREIOS, Eletronuclear, ANP _ Angência Nacional do Petróleo, Colégios Marista, Globosat Canais, Daimler, Electrolux, EXXON, Faculdades Opet, FGV, Hettich, Honda, HP, HSBC, IBMEC, Itaú, J.Malucelli Equipamentos, KRAFT, Momentive Quimica, Neodent, PUC/PR, Renault, REPLI, Sadia, TIM, Toyota, Uninter, Universidade FAE, Universidade Positivo, Universidade UniBH, Volvo e Whirlpool.
Estudiosos alegam que o Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 2.000 anos atrás), provavelmente no Egipto. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.
Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama.
Com o tempo, o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações. Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.
Quem é você? O que realmente quer? Quais emoções lhe influenciam? Como trabalhá-las? O que impede seu potencial?
Responder a estas perguntas pode não ser tão simples quanto parece. Na maioria das vezes as pessoas respondem falando de características externas, como profissão, local de nascimento, estado civil, etc...
A dificuldade se dá pela distância entre a Essência (o que somos) e o Padrão de Comportamento (o que adotamos). Nos distanciamos do que realmente somos e adotamos um Padrão de Comportamento para sermos aceitos pela sociedade. Entretanto, adotar um Padrão de Comportamento implica abrir mão da criatividade e livre-arbítrio.
O trabalho com o Eneagrama faz com que o indivíduo reconheça o território do padrão de comportamento e recupere o contato com a essência, diminuindo a distância entre eles.
O Eneagrama constitui um valioso instrumento para as empresas melhorarem seu clima organizacional e relacionamento com os clientes.
O sucesso das empresas está relacionado ao êxito dos seus relacionamentos internos e externos. Dentro de uma única organização convivem muitas pessoas, cada uma com características próprias, com uma personalidade. Estas pessoas se relacionam entre si e também com outras organizações. Compreender as diversas personalidades existentes proporciona um melhor convívio.
No início do século XX foi lançada a idéia do Quociente de Inteligência (QI). Quanto maior o QI do indivíduo, dizia a teoria, maior sua inteligência. Em meados dos anos 90, Daniel Goleman demonstrou que a Inteligência Emocional (QE) reveste-se de igual importância. E fechando o milênio, a ciência aponta para um terceiro quociente, o espiritual. O QS, que mede a Inteligência Espiritual, Danah Zohar e o Dr. Ian Marshal mostram que, com este novo conceito, a descrição total da inteligência humana pode ser finalmente completada.
O QS é a fundação necessária para o funcionamento eficiente do QI e do QE. É a nossa inteligência final. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor; que podemos pôr nossos atos e nossa vida em um contexto mais amplo e com a qual avaliamos se uma ação faz mais sentido do que outra. É esse poder transformador que diferencia o QS do QE, por exemplo.
QS é a inteligência fundamental que, quando bem desenvolvida, garante ao indivíduo a capacidade de ser flexível, um grau elevado de auto-percepção e a capacidade de enfrentar e usar o sofrimento e transcender a dor. Ainda: executar conexões entre coisas diversas e procurar as respostas que se escondem por trás dos porquês.
O Núcleo Expansão é o único autorizado a aplicar o assessment QS, criado por Danah Zohar, no Brasil, sendo ainda seu representante exclusivo no país.
Todos os três assessments são realizados pela internet, através de perguntas contidas em questionários, respondidos em aproximadamente cinquenta minutos. Uma vez concluídas as respostas, um ou mais encontros – presenciais ou virtuais – são agendados para que sejam apresentadas as conclusões obtidas.
“A maneira mais fácil de alcançar suas metas é concentrar 99% do seu tempo apenas no próximo passo e 1% sobre o resultado final.”
John Assaraf