Oportunidades cada vez melhores podem resultar de maior foco em momentos de transição, ocasiões em que as corporações estejam vivenciando uma mudança importante e, portanto, abertas a novas ideias e dispostas a tentar novas estratégias comportamentais. Um momento de transição significativo ocorre quando um indivíduo assume um novo papel na organização. Significativo para o indivíduo e para a organização!
Novos papéis com frequência trazem empolgação, entusiasmo, energia e abertura para tentar novas ideias. Talvez o momento de transição mais visível dentro de uma organização ocorra quando um novo CEO é nomeado. O novo CEO se depara com uma série de desafios singulares e paradoxais: honrar o passado e criar o futuro, estabelecer agenda a ser seguida pelos outros, administrar o papel tanto institucional como simbólico de chefe da organização, lidar com desafios individuais e pessoais da liderança.
Por outro lado, em termos de empresas familiares, ninguém dá mais importância ao seu negócio do que seu fundador. No Brasil, o número de empresas familiares chega a aproximadamente 75%. E sabe quais são os principais fatores de mortalidade destas empresas?
Há, ainda, que se considerar que, segundo pesquisas recentes no Brasil e no Mundo, mais de 70% das empresas não possuem um plano formal para desenvolvimento de sucessores, em qualquer nível.
Estes são alguns dos contextos onde é eficaz e útil o Coaching para Sucessões.
O Coaching para Sucessões é um processo com foco nas fases de sucessão de gerações, cargos de confiança e estratégicos, isto é, um processo focado no suporte a uma sucessão para esta ocorrer com extremo sucesso!
O Coaching para Sucessões foca na particularidade deste momento preparando o novo líder e a organização para um desafio mais amplo.
Estes são alguns dos principais objetivos do Coaching para Sucessões:
Estes são alguns dos benefícios que podem ser alcançados através do Coaching para Sucessões:
Organizações que planejam passar por processo de sucessão de gerações, cargos de confiança ou estratégicos.
“Transição bem sucedida é o último ato de um grande líder.”
Peter Drucker
“Quando alguém consegue trabalhar de dentro para fora, vive num estado de constante renascimento. É uma reconstrução diária de si mesmo – e, como já foi dito, o dia de ontem já aconteceu há mil anos atrás!”
Kahlil Gibran