BUSINESS REVIEW BRASIL - 09/02/2014 - Vida pessoal e vida profissional: como achar o equilíbrio?

 

O equilíbrio da vida pessoal com a profissional é possível? Confira o artigo do coach, consultor e professor Alexandre Prado, na matéria publicada na revista Business Review Brasil, em 09/02/2014.

 

 

A busca do Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

 

Empresários, empreendedores e executivos estão quase sempre às voltas com a incapacidade de equilibrar a vida pessoal e a profissional. Muitas vezes não sabem lidar com as prioridades nestas áreas distintas e acabam sempre tendendo para o profissional.

 

É comum identificar algumas situações onde estes indivíduos podem perceber se há desequilíbrio: tendem a ser workaholics; tendem a ser tensos e estressados; não administram bem sua agenda e tempo; misturam problemas pessoais com os de trabalho; sentem-se sobrecarregados, estressados e frustrados em relação a si mesmos e aos outros; entre outras.

 

Ocorre que para quase tudo tem jeito. Basta tomar algumas ações – algumas até relativamente simples – e será possível iniciar um processo de equilíbrio.

  •  Estabeleça um diálogo claro com a empresa, com os sócios e com a família.
  •  Realize as tarefas mais desagradáveis logo no início do dia, quando sua energia, concentração e disposição são superiores.
  •  Faça pausas estratégicas e não deixe de se incluir na própria agenda: um tempo para si é fundamental!
  •  Identifique atividades que sejam prazerosas em ambos os ambientes e busque realizá-los de forma a motivar-se.
  •  Estabeleça prioridades e insere compromissos e obrigações fora do trabalho: academia, caminhada, aulas de dança, artesanato, ler um livro etc.
  •  Faça um inventário do que espera de si mesmo, mais do que saber o que a família espera de você, o que a carreira espera de você, o que o mundo espera de você.
  •  Procure perceber onde começa uma área e termina outra.
  •  Conscientize-se de si mesmo: identifique, assuma – ainda que só para si mesmo – e deixe claro, sem culpas, seus limites e vontades.
  •  Reflita sobre o que é mais importante em sua vida, qual o propósito maior e mais profundo que há.

 

Estas foram apenas algumas sugestões. A lista é infinita e varia de pessoa a pessoa. Asseguro que, adotando estas e outras ações congruentes com o tema em tela, a vida tornar-se-á mais prazerosa. Mas, o mais importante é que, a decisão é individual e intransferível. Ninguém poderá fazer isso por você. Afinal, é a sua vida!

Compartilhe: Comente

Faça um Comentário

Voltar