TRABALHO SEM CARTEIRA ASSINADA SUPERA REGISTRO FORMAL – JORNAL DA VIDA – 08/02/2018

Trabalhos sem carteira assinada e por conta própria supera, pela primeira vez, emprego formal em 2017, de acordo com dados do IBGE.

O número de pessoas que trabalham por conta própria ou em vagas sem carteira assinada superou o daqueles que têm um emprego formal pela primeira vez em 2017. É o que apontam os dados divulgados na quarta-feira (31/01/2018) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de desemprego encerrou 2017 em 11,8%, com 12,3 milhões de pessoas desocupadas.

O avanço do trabalho sem carteira e por conta própria mostra o crescimento da informalidade na economia. O chamado “por conta própria” é uma categoria que inclui profissionais autônomos, como advogados e dentistas, mas também trabalhadores informais, como vendedores ambulantes.

O ano de 2017 foi marcado pela recuperação da economia e pela redução do número de desempregados. O Brasil chegou a somar 14,176 milhões de desempregados em março, número que caiu para 12,3 milhões em dezembro, de acordo com dados do IBGE.

ASSISTA a reportagem conduzida por Natália Trotte e que contou com a colaboração do consultor e especialista em finanças Alexandre Prado.

Compartilhe: Comente

Faça um Comentário

Voltar